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Aaajá      | 
Orixá da criação, senhor da cura universal. | 
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Adjá Odum Aini   | 
Espírito mau que espalhou a miséria pela Terra no início dos tempos. | 
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Afefé | 
Orixá da criação, senhora dos gases, responsável pela formaçao da
  atmosfera terrestre, senhora dos ventos. | 
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Aganju   | 
Orixá da criação, senhor das energias cósmicas e consciência da
  justiça universal. Nome dado a uma qualidade de Xangô. | 
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Aiê          | 
Planeta Terra. | 
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Alguidar                | 
Travessa redonda feita de barro. | 
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Angola   | 
Nação mais nova do candomblé nascida no Brasil. | 
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Aorum    | 
Orixá da criação, irmã de Olorum e esposa de Oorum, conselheira maior
  dos orixás da criação. | 
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Apavenã | 
Orixá da criação, filho de Olorum, senhor do fogo, criador do planeta
  Mercúrio; Nome de Elegbará no Orum. | 
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Axé         | 
Energia harmonizadora do universo. | 
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Axó | 
Vestimenta, roupa. | 
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Babalorixá           | 
Sacerdote maior de um templo de candomblé, também conhecida por
  pai-de-santo. | 
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Babarê | 
Zelador espiritual. | 
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Barracão              | 
Templo sagrado onde os adeptos se reúnem para cultuar os orixás. | 
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Caboclo                | 
Ancestrais, espíritos dos índios dedicados à cura e à proteção da
  natureza.. | 
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Cafião | 
orixá de energia masculina. | 
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Candomblé | 
Religião e culto de origem africana praticada no Brasil, união de
  todos. | 
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Delogum | 
 ao Iaô é permitido usar o delogun que é um fio-de-contas formado por vários fios de miçangas (a quantidade de fios pode variar de acordo com a nação) tendo como fecho uma "firma" que pode ser africana ou nacional, também pode ter o fecho de búzios dependendo da nação e do Orixá/Nkisi/Vodun do Iaô. | 
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Ebó | 
Limpeza espiritual, revitalização energética da aura. | 
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Elegbará | 
Filho de Oxalá com Iemanjá, senhor do fogo e dos quatro cantos do
  mundo; Apavenã (Nome dele no Orum). | 
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Erê | 
Espírito infantil. | 
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Euá | 
Filha de Oxalá com Nanã, senhora da fertilidade e da comunicação. | 
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Exu | 
Mensageiro | 
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Fazer o Santo      | 
Iniciação; renovação da aura e do corpo energético. | 
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Iá | 
Mãe. | 
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Iabá        | 
orixá de energia feminina. | 
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Iabacê | 
cozinheira dos orixás. | 
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Ialorixá | 
Sacerdotisa maior de um templo de candomblé, também conhecida por
  mãe-de-santo. | 
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Iansã      | 
Filha de Iroco com Afefé, senhora do fogo. | 
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Iarê | 
Zeladora espiritual. | 
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Ibeji | 
Filho de Oxosse com Oxum, protetor das crianças. | 
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Iemanjá | 
Filha de Orumilá com Oloxum, senhora do mar. | 
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Ifá | 
orixá da criação, senhor dos jogos divinatórios. | 
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Iorubá    | 
Língua africana antiga falada pelos orixás. | 
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Iroco      | 
orixá da criação, senhor da perpetuação da vida. | 
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Ketu        | 
Início, nação mãe do candomblé. | 
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Lebara   | 
Senhora da sedução. | 
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Logum Edé          | 
Filho de Ogum com Iansã, o herdeiro. | 
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Macumba            | 
Batuque, hoje em dia tem a conotação de fazer mal a alguém. | 
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Mucama               | 
Serviçal. | 
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Nanã | 
Senhora da chuva e da reencarnação. | 
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Obá        | 
Filha de Iroco com Afefé, senhora da iluminação de aura. | 
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Obaluaiê | 
Omulu quando era jovem, Filho de Oxalá com Nanã, senhor da vida e da
  morte. | 
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Obatalá                | 
Filho de Olorum, responsável pela formação da Terra; Nome de Oxalá no
  Orum. | 
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Obsessão espiritual                         | 
Sob a influência de um espírito obsessor. | 
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Obsessor | 
Espírito desencarnado que obsedia as pessoas, sugando sua energia. | 
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Odudua  | 
Orixá funfum, "Mãe natureza", responsável pela criação da
  vida terrestre. | 
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Ogum     | 
Filho de Oxalá com Iemanjá, senhor da guerra. | 
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Olodumarê          | 
Orixá da criação, senhor da materialização, responsável pela formação
  dos planetas. | 
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Olorum | 
Orixá maior, senhor do universo e de todos os orixás. | 
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Oloxum  | 
Orixá da criação, senhora dos líquidos, responsável pelos oceanos e a
  vida aquática. | 
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Omulu | 
Filho de Oxalá com Nanã, senhor da vida e da morte, também chamado
  Obaluaiê. | 
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Oorum   | 
Orixá da criação, senhor da luminosidade do universo, responsável da
  formação das estrelas, marido de Aorum, Sol. | 
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Orixá      | 
Mentor espiritual. | 
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Orum | 
Plano espiritual onde vivem os orixás. | 
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Orumilá                | 
Filho de Olorum, responsável pelo portais dimensionais do universo. | 
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Ossãe     | 
Filho de Oxalá com Nanã, senhor da cura. | 
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Ossaim | 
Ossãe | 
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Oxalá | 
Filho de Olorum, orixá maior da Terra, senhor da paz. | 
| 
Oxosse   | 
Filho de Iroco com Odudua, senhor da caça, da música e da fartura. | 
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Oxum | 
Filha de Oorum e Aorum, senhora dos rios e cachoeiras. | 
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Oxumarê              | 
Filho de Oxalá com Nanã, senhor dos astros. | 
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Pavenã | 
Orixá da criação, senhor da vida microscópica. | 
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Pombogira           | 
Mensageira | 
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Quartinha            | 
Quartilha; Vaso de barro com tampa destinado a líquidos; moringa. | 
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Tempo | 
Orixá da criação, senhor do tempo. | 
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Torço | 
Toucado; faixa de tecido com que se cobre a cabeça a moda de
  turbante. | 
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Xangô    | 
Filho de Oxalá com Afefé, senhor da justiça. | 
Primeiro vamos ver os cargos que também designam uma hierarquia dentro de uma casa de Ketu:
1. Yalorixá/Babalorixá: Mãe ou Pai de Santo. É o posto mais elevado na tradição afro-brasileira. 
2. Yaegbe/baegbeé: É a segunda pessoa do axé. Conselheira, responsável pela manutenção da Ordem, Tradição e Hierarquia.
3. Iyalaxé: Mãe do axé, a que distribui o axé.
4. Iyakekere Babakekere: Mãe / Pai pequeno do axé ou da comunidade. Sempre pronta a ajudar e ensinar a todos iniciados.
5. Ojubonã: É a mãe criadeira.
6. Iyamoro: Responsável pelo Ipadê.
7. Iyaefun / Babaefun: Responsável pela pintura branca das Iyawos.
8. Iyadagan: Auxilia a Iyamoro.
9. Iyabassê: Responsável no preparo dos alimentos sagrados.
10. Iyarubá: Carrega a esteira para o iniciando.
11. Aiyaba Ewe: Responsável em determinados atos e obrigações de "cantar folhas.
12. Aiybá: Bate o ejé nas obrigações.
13. Ològun: Cargo masculino. Despacha os Ebós das obrigações, preferencialmente os filhos de Ogun, depois Odé e Obaluwaiyê.
14. Oloya: Cargo feminino. Despacha os Ebós das obrigações, na falta de Ològun. São filhas de Oya.
15. Iyalabaké: Responsável pela alimentação do iniciado, enquanto o mesmo se encontrar recolhido.
16. Iyatojuomó: Responsável pelas crianças do Axé.
17. Babalossayn: Responsável pela colheita das folhas. Kosí Ewé, Kosí Orixá.
18. Pejigan: O responsável pelos axés da casa, do terreiro. Primeiro Ogan na hierarquia.
19. Axogun: Responsável pelos sacrifícios. Trabalha em conjunto com Iyalorixá / Babalorixá, iniciados e Ogans. Não pode errar.
20. Alagbê: Responsável pelos toques rituais, alimentação, conservação e preservação dos instrumentos musicais sagrados. Nos ciclos de festas é obrigado a se levantar de madrugada para que faça a alvorada. Se uma autoridade de outro Axé chegar ao terreiro, o Alagbê tem de lhe prestar as devidas homenagens.
2. Yaegbe/baegbeé: É a segunda pessoa do axé. Conselheira, responsável pela manutenção da Ordem, Tradição e Hierarquia.
3. Iyalaxé: Mãe do axé, a que distribui o axé.
4. Iyakekere Babakekere: Mãe / Pai pequeno do axé ou da comunidade. Sempre pronta a ajudar e ensinar a todos iniciados.
5. Ojubonã: É a mãe criadeira.
6. Iyamoro: Responsável pelo Ipadê.
7. Iyaefun / Babaefun: Responsável pela pintura branca das Iyawos.
8. Iyadagan: Auxilia a Iyamoro.
9. Iyabassê: Responsável no preparo dos alimentos sagrados.
10. Iyarubá: Carrega a esteira para o iniciando.
11. Aiyaba Ewe: Responsável em determinados atos e obrigações de "cantar folhas.
12. Aiybá: Bate o ejé nas obrigações.
13. Ològun: Cargo masculino. Despacha os Ebós das obrigações, preferencialmente os filhos de Ogun, depois Odé e Obaluwaiyê.
14. Oloya: Cargo feminino. Despacha os Ebós das obrigações, na falta de Ològun. São filhas de Oya.
15. Iyalabaké: Responsável pela alimentação do iniciado, enquanto o mesmo se encontrar recolhido.
16. Iyatojuomó: Responsável pelas crianças do Axé.
17. Babalossayn: Responsável pela colheita das folhas. Kosí Ewé, Kosí Orixá.
18. Pejigan: O responsável pelos axés da casa, do terreiro. Primeiro Ogan na hierarquia.
19. Axogun: Responsável pelos sacrifícios. Trabalha em conjunto com Iyalorixá / Babalorixá, iniciados e Ogans. Não pode errar.
20. Alagbê: Responsável pelos toques rituais, alimentação, conservação e preservação dos instrumentos musicais sagrados. Nos ciclos de festas é obrigado a se levantar de madrugada para que faça a alvorada. Se uma autoridade de outro Axé chegar ao terreiro, o Alagbê tem de lhe prestar as devidas homenagens.
1. Iyalorixá ou Babalorixá: A palavra iyá do yoruba significa mãe, babá significa pai.
2. Iyaquequerê (mulher): mãe pequena, segunda sacerdotisa.
3. Babaquequerê (homem): pai pequeno, segundo sacerdote.
4. Iyalaxé (mulher): cuida dos objetos ritual.
5. Agibonã: mãe criadeira supervisiona e ajuda na iniciação
6. Ebômi: Ou Egbomi são pessoas que já cumpriram o período de sete anos da iniciação (significado: meu irmão mais velho).
7. Iyabassê: (mulher): responsável pela preparação das comidas de santo
8. Iaô: filho-de-santo (que já incorpora Orixás).
9. Abiã ou abian: Novato. É considerada abiã toda pessoa que entra para a religião após ter passado pelo ritual de lavagem de contas e o bori. Poderá ser iniciada ou não, vai depender do Orixá pedir a iniciação.
10. Axogun: responsável pelo sacrifício dos animais. (não entram em transe).
11. Alagbê: Responsável pelos atabaques e pelos toques. (não entram em transe).
12. Ogâ ou Ogan: Tocadores de atabaques (não entram em transe).
13. Ajoiê ou ekedi: Camareira do Orixá (não entram em transe). Na Casa Branca do Engenho Velho, as ajoiés são chamadas de ekedis. No Gantois, de "Iyárobá" e na Angola, é chamada de "makota de angúzo", "ekedi" é nome de origem Jeje, que se popularizou e é conhecido em todas as casas de Candomblé do Brasil. (em edição)
Lembro aqui que o primeiro povo a chegar no Brasil, foram os Banto (ou Bantu), o segundo Os Nago trazendo a Nação Ketu e por último os Ewe-Fon que aqui passaram a ser denominados como Djeje, hoje uma grande Nação.
 
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