Aaajá
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Orixá da criação, senhor da cura universal.
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Adjá Odum Aini
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Espírito mau que espalhou a miséria pela Terra no início dos tempos.
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Afefé
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Orixá da criação, senhora dos gases, responsável pela formaçao da
atmosfera terrestre, senhora dos ventos.
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Aganju
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Orixá da criação, senhor das energias cósmicas e consciência da
justiça universal. Nome dado a uma qualidade de Xangô.
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Aiê
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Planeta Terra.
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Alguidar
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Travessa redonda feita de barro.
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Angola
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Nação mais nova do candomblé nascida no Brasil.
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Aorum
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Orixá da criação, irmã de Olorum e esposa de Oorum, conselheira maior
dos orixás da criação.
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Apavenã
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Orixá da criação, filho de Olorum, senhor do fogo, criador do planeta
Mercúrio; Nome de Elegbará no Orum.
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Axé
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Energia harmonizadora do universo.
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Axó
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Vestimenta, roupa.
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Babalorixá
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Sacerdote maior de um templo de candomblé, também conhecida por
pai-de-santo.
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Babarê
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Zelador espiritual.
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Barracão
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Templo sagrado onde os adeptos se reúnem para cultuar os orixás.
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Caboclo
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Ancestrais, espíritos dos índios dedicados à cura e à proteção da
natureza..
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Cafião
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orixá de energia masculina.
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Candomblé
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Religião e culto de origem africana praticada no Brasil, união de
todos.
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Delogum
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ao Iaô é permitido usar o delogun que é um fio-de-contas formado por vários fios de miçangas (a quantidade de fios pode variar de acordo com a nação) tendo como fecho uma "firma" que pode ser africana ou nacional, também pode ter o fecho de búzios dependendo da nação e do Orixá/Nkisi/Vodun do Iaô.
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Ebó
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Limpeza espiritual, revitalização energética da aura.
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Elegbará
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Filho de Oxalá com Iemanjá, senhor do fogo e dos quatro cantos do
mundo; Apavenã (Nome dele no Orum).
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Erê
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Espírito infantil.
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Euá
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Filha de Oxalá com Nanã, senhora da fertilidade e da comunicação.
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Exu
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Mensageiro
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Fazer o Santo
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Iniciação; renovação da aura e do corpo energético.
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Iá
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Mãe.
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Iabá
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orixá de energia feminina.
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Iabacê
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cozinheira dos orixás.
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Ialorixá
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Sacerdotisa maior de um templo de candomblé, também conhecida por
mãe-de-santo.
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Iansã
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Filha de Iroco com Afefé, senhora do fogo.
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Iarê
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Zeladora espiritual.
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Ibeji
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Filho de Oxosse com Oxum, protetor das crianças.
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Iemanjá
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Filha de Orumilá com Oloxum, senhora do mar.
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Ifá
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orixá da criação, senhor dos jogos divinatórios.
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Iorubá
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Língua africana antiga falada pelos orixás.
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Iroco
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orixá da criação, senhor da perpetuação da vida.
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Ketu
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Início, nação mãe do candomblé.
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Lebara
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Senhora da sedução.
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Logum Edé
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Filho de Ogum com Iansã, o herdeiro.
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Macumba
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Batuque, hoje em dia tem a conotação de fazer mal a alguém.
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Mucama
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Serviçal.
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Nanã
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Senhora da chuva e da reencarnação.
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Obá
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Filha de Iroco com Afefé, senhora da iluminação de aura.
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Obaluaiê
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Omulu quando era jovem, Filho de Oxalá com Nanã, senhor da vida e da
morte.
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Obatalá
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Filho de Olorum, responsável pela formação da Terra; Nome de Oxalá no
Orum.
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Obsessão espiritual
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Sob a influência de um espírito obsessor.
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Obsessor
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Espírito desencarnado que obsedia as pessoas, sugando sua energia.
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Odudua
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Orixá funfum, "Mãe natureza", responsável pela criação da
vida terrestre.
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Ogum
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Filho de Oxalá com Iemanjá, senhor da guerra.
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Olodumarê
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Orixá da criação, senhor da materialização, responsável pela formação
dos planetas.
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Olorum
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Orixá maior, senhor do universo e de todos os orixás.
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Oloxum
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Orixá da criação, senhora dos líquidos, responsável pelos oceanos e a
vida aquática.
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Omulu
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Filho de Oxalá com Nanã, senhor da vida e da morte, também chamado
Obaluaiê.
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Oorum
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Orixá da criação, senhor da luminosidade do universo, responsável da
formação das estrelas, marido de Aorum, Sol.
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Orixá
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Mentor espiritual.
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Orum
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Plano espiritual onde vivem os orixás.
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Orumilá
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Filho de Olorum, responsável pelo portais dimensionais do universo.
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Ossãe
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Filho de Oxalá com Nanã, senhor da cura.
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Ossaim
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Ossãe
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Oxalá
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Filho de Olorum, orixá maior da Terra, senhor da paz.
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Oxosse
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Filho de Iroco com Odudua, senhor da caça, da música e da fartura.
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Oxum
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Filha de Oorum e Aorum, senhora dos rios e cachoeiras.
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Oxumarê
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Filho de Oxalá com Nanã, senhor dos astros.
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Pavenã
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Orixá da criação, senhor da vida microscópica.
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Pombogira
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Mensageira
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Quartinha
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Quartilha; Vaso de barro com tampa destinado a líquidos; moringa.
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Tempo
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Orixá da criação, senhor do tempo.
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Torço
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Toucado; faixa de tecido com que se cobre a cabeça a moda de
turbante.
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Xangô
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Filho de Oxalá com Afefé, senhor da justiça.
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Primeiro vamos ver os cargos que também designam uma hierarquia dentro de uma casa de Ketu:
1. Yalorixá/Babalorixá: Mãe ou Pai de Santo. É o posto mais elevado na tradição afro-brasileira.
2. Yaegbe/baegbeé: É a segunda pessoa do axé. Conselheira, responsável pela manutenção da Ordem, Tradição e Hierarquia.
3. Iyalaxé: Mãe do axé, a que distribui o axé.
4. Iyakekere Babakekere: Mãe / Pai pequeno do axé ou da comunidade. Sempre pronta a ajudar e ensinar a todos iniciados.
5. Ojubonã: É a mãe criadeira.
6. Iyamoro: Responsável pelo Ipadê.
7. Iyaefun / Babaefun: Responsável pela pintura branca das Iyawos.
8. Iyadagan: Auxilia a Iyamoro.
9. Iyabassê: Responsável no preparo dos alimentos sagrados.
10. Iyarubá: Carrega a esteira para o iniciando.
11. Aiyaba Ewe: Responsável em determinados atos e obrigações de "cantar folhas.
12. Aiybá: Bate o ejé nas obrigações.
13. Ològun: Cargo masculino. Despacha os Ebós das obrigações, preferencialmente os filhos de Ogun, depois Odé e Obaluwaiyê.
14. Oloya: Cargo feminino. Despacha os Ebós das obrigações, na falta de Ològun. São filhas de Oya.
15. Iyalabaké: Responsável pela alimentação do iniciado, enquanto o mesmo se encontrar recolhido.
16. Iyatojuomó: Responsável pelas crianças do Axé.
17. Babalossayn: Responsável pela colheita das folhas. Kosí Ewé, Kosí Orixá.
18. Pejigan: O responsável pelos axés da casa, do terreiro. Primeiro Ogan na hierarquia.
19. Axogun: Responsável pelos sacrifícios. Trabalha em conjunto com Iyalorixá / Babalorixá, iniciados e Ogans. Não pode errar.
20. Alagbê: Responsável pelos toques rituais, alimentação, conservação e preservação dos instrumentos musicais sagrados. Nos ciclos de festas é obrigado a se levantar de madrugada para que faça a alvorada. Se uma autoridade de outro Axé chegar ao terreiro, o Alagbê tem de lhe prestar as devidas homenagens.
2. Yaegbe/baegbeé: É a segunda pessoa do axé. Conselheira, responsável pela manutenção da Ordem, Tradição e Hierarquia.
3. Iyalaxé: Mãe do axé, a que distribui o axé.
4. Iyakekere Babakekere: Mãe / Pai pequeno do axé ou da comunidade. Sempre pronta a ajudar e ensinar a todos iniciados.
5. Ojubonã: É a mãe criadeira.
6. Iyamoro: Responsável pelo Ipadê.
7. Iyaefun / Babaefun: Responsável pela pintura branca das Iyawos.
8. Iyadagan: Auxilia a Iyamoro.
9. Iyabassê: Responsável no preparo dos alimentos sagrados.
10. Iyarubá: Carrega a esteira para o iniciando.
11. Aiyaba Ewe: Responsável em determinados atos e obrigações de "cantar folhas.
12. Aiybá: Bate o ejé nas obrigações.
13. Ològun: Cargo masculino. Despacha os Ebós das obrigações, preferencialmente os filhos de Ogun, depois Odé e Obaluwaiyê.
14. Oloya: Cargo feminino. Despacha os Ebós das obrigações, na falta de Ològun. São filhas de Oya.
15. Iyalabaké: Responsável pela alimentação do iniciado, enquanto o mesmo se encontrar recolhido.
16. Iyatojuomó: Responsável pelas crianças do Axé.
17. Babalossayn: Responsável pela colheita das folhas. Kosí Ewé, Kosí Orixá.
18. Pejigan: O responsável pelos axés da casa, do terreiro. Primeiro Ogan na hierarquia.
19. Axogun: Responsável pelos sacrifícios. Trabalha em conjunto com Iyalorixá / Babalorixá, iniciados e Ogans. Não pode errar.
20. Alagbê: Responsável pelos toques rituais, alimentação, conservação e preservação dos instrumentos musicais sagrados. Nos ciclos de festas é obrigado a se levantar de madrugada para que faça a alvorada. Se uma autoridade de outro Axé chegar ao terreiro, o Alagbê tem de lhe prestar as devidas homenagens.
1. Iyalorixá ou Babalorixá: A palavra iyá do yoruba significa mãe, babá significa pai.
2. Iyaquequerê (mulher): mãe pequena, segunda sacerdotisa.
3. Babaquequerê (homem): pai pequeno, segundo sacerdote.
4. Iyalaxé (mulher): cuida dos objetos ritual.
5. Agibonã: mãe criadeira supervisiona e ajuda na iniciação
6. Ebômi: Ou Egbomi são pessoas que já cumpriram o período de sete anos da iniciação (significado: meu irmão mais velho).
7. Iyabassê: (mulher): responsável pela preparação das comidas de santo
8. Iaô: filho-de-santo (que já incorpora Orixás).
9. Abiã ou abian: Novato. É considerada abiã toda pessoa que entra para a religião após ter passado pelo ritual de lavagem de contas e o bori. Poderá ser iniciada ou não, vai depender do Orixá pedir a iniciação.
10. Axogun: responsável pelo sacrifício dos animais. (não entram em transe).
11. Alagbê: Responsável pelos atabaques e pelos toques. (não entram em transe).
12. Ogâ ou Ogan: Tocadores de atabaques (não entram em transe).
13. Ajoiê ou ekedi: Camareira do Orixá (não entram em transe). Na Casa Branca do Engenho Velho, as ajoiés são chamadas de ekedis. No Gantois, de "Iyárobá" e na Angola, é chamada de "makota de angúzo", "ekedi" é nome de origem Jeje, que se popularizou e é conhecido em todas as casas de Candomblé do Brasil. (em edição)
Lembro aqui que o primeiro povo a chegar no Brasil, foram os Banto (ou Bantu), o segundo Os Nago trazendo a Nação Ketu e por último os Ewe-Fon que aqui passaram a ser denominados como Djeje, hoje uma grande Nação.
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